ENTRE EM CONTATO

Fab Lab Recife

Movimento Mulheres Makers

Rua da Alfândega, 35, Bairro do Recife

Recife-PE, CEP: 50030-030.

mulheresmakers@gmail.com

CONECTE-SE CONOSCO

Sigam o MMM nas redes sociais.  Estamos no Facebook, Instagram  e Youtube! 

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

apoio

        © 2023 by Cris Lacerda | Fab Lab Recife

O Movimento Mulheres Makers [MMM] é uma iniciativa tecnofeminista em rede, sem fins lucrativos, criada com o intuito de empoderar e incentivar mais mulheres na atuação em Ciência, Tecnologia & Inovação [CT&I], em especial no universo do Movimento Maker, do Tecnofeminismo e do Empreendedorismo Feminino a partir de técnicas DIY [Do It Yourself - Faça Você Mesma] e DIWO [Do It With Others - Faça Com As Outras].

 

Assim,o objetivo do MMM é despertar o interesse, desenvolver habilidades e criar mais oportunidades de geração de renda a mulheres cis ou trans, profissionais ou amadoras, jovens ou em situação de vulnerabilidade, com o uso e ocupação de Fab Labs, oficinas e makerspaces no Brasil, formando tais mulheres e democratizando o seu acesso técnico e financeiro às novas tecnologias exponenciais de Fabricação Digital.

 

A idéia de criar um movimento tecnofeminista maker surgiu com o fato de que nós mulheres representamos apenas 20% da força de trabalho no mercado de Tecnologia do Brasil [dados da PNAD - Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio]. A temática de inclusão das mulheres no universo de CT&I torna-se urgente quando o relatório recente The Future of Jobs [O Futuro do Trabalho], do Fórum Econômico Mundial, aponta que caso nenhuma política afirmativa de gênero seja aplicada no mercado até 2020, a cada novo emprego criado pela Transformação Digital, 20 empregos convencionais de mulheres serão eliminados. Isso representa 5x mais o impacto gerado entre os homens. E esse quadro torna-se ainda mais preocupante quando tratado sob a perspectiva das mulheres pretas, pobres e periféricas, ainda mais excluídas e distantes da atual revolução tecnológica.

 

Neste sentido, o MMM foi criado no final de 2016 pelas colaboradoras do Fab Lab Recife e realizou sua primeira oficina gratuita na Virada Maker em 2017, capacitando mulheres em tecnologias de Fabricação Digital com corte a laser e marcenaria básica. Em 2018, a iniciativa foi ampliada com o apoio do Fundo Socioambiental Casa, com a capacitação de 60 mulheres das comunidades do Pilar, Santa Luzia [Recife-PE] em oficinas de acessórios de moda com corte a laser, luminárias com bancada de eletrônicos e mobiliário com fresadora CNC router. Estas mulheres puderão se apropriar das máquinas, ferramentas e técnicas de Fabricação Digital para criar novos produtos e gerar renda, com oportunidades de continuação no uso semanal do Fab Lab Recife através da política Open Day [uso gratuito de máquinas e materiais de descarte doados por demais makers]. Este modelo de capacitação e acesso continuado pode ser levado a outros Fab Labs e makerspace interessados em replicar as ações do MMM.


Por fim, o intuito do Movimento Mulheres Makers é reunir pessoas e captar recursos para manter eventos cíclicos e sistemáticos de maratonas e oficinas de capacitação em Design de Produto, Empreendedorismo & Fabricação Digital exclusivas para mulheres, bem como realização de rodas de diálogo e palestras de evangelização do tecnofeminismo em diversos setores. Colabore com o MMM e ajude a impulsioná-lo nacionalmente em rede, tanto nos quase 50 Fab Labs públicos, privados e acadêmicos da Rede Fab Lab Brasil, quanto por demais entidades entusiastas ou atuantes no Movimento Maker ou dos diversos segmentos da luta feminista no país.

Coordenadoras

Letícia Falcão

Coordenação de Produção

Mariana da Mata

Coordenação de Negócios

Cris Lacerda

Coordenação Institucional

Betita Valentim

Coordenação de Educação

Martha Santos

Elétrica e Eletrônica

Marcela Lobo

Design

Bee Freitas

Design

Mariana Machado

Produção

Colaboradoras

Daiane Dultra

Consultora de Articulação

Josilene Santana

Palestrantre Voluntária

Clara Nogueira

Palestrantre Voluntária

Ayla de Oliveira

Articuladora Pilar